Terça, 15 de Julho de 2025
15°C 31°C
Barra do Garças, MT
Publicidade

DPEMT apresenta projeto de grupo reflexivo para autores de violência doméstica

A apresentação ocorreu na sala de reuniões da Prefeitura com a participação da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher do município.

Redação
Por: Redação Fonte: Redação com Assessoria
04/07/2025 às 06h21
DPEMT apresenta projeto de grupo reflexivo para autores de violência doméstica
Assessoria

A coordenação do Núcleo de Poxoréu (254 km de Cuiabá) da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT) apresentou, ontem (3), um projeto de temas para debate e inserção no ciclo de palestras destinadas a autores de violência doméstica e familiar.

 

A apresentação ocorreu na sala de reuniões da Prefeitura com a participação da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher do município.

 

Dentre os temas escolhidos, tiveram destaque “saúde do homem”, “sistemas de crenças e mitos da masculinidade”, “Lei Maria da Penha” e “autorresponsabilização”.

 

A iniciativa foi inspirada em experiências exitosas, como as promovidas pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) e pela Polícia Civil de São Paulo (PCSP).

 

“Toda mudança de comportamento culturalmente arraigado depende de exercício racional de reconstrução de valores e formas de pensar e agir. Acreditamos que o início das reuniões dos grupos reflexivos em Poxoréu possa nos ajudar a reconsiderar atitudes e a superar o contexto de violência praticada contra as mulheres na região”, afirmou o defensor público Marcelo Fernandes de Nardi, que participou da organização do projeto.

 

A expectativa é que o trabalho de reflexão sobre a cultura do machismo e suas consequências resulte na redução dos índices de crimes contra as mulheres no município.

 

“As experiências Brasil afora nos mostram que o diálogo com os autores dos delitos, que também sofrem os prejuízos advindos da imersão na mencionada cultura nociva, possui tal força preventiva”, ressaltou o defensor.

 

Os próximos passos incluem a aprovação final do projeto pela Rede de Proteção, em ambiente virtual, seguida do agendamento de datas para o começo do primeiro ciclo, que deve ocorrer no Agosto Lilás, mês de combate à violência doméstica.

 

Também participaram da reunião representantes da Procuradoria Municipal, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), Polícia Judiciária Civil (PJC-MT), CREAS, Secretaria de Saúde, sociedade civil organizada, entre outros.

Lenium - Criar site de notícias