Terça, 15 de Julho de 2025
15°C 31°C
Barra do Garças, MT
Publicidade

Assembleia prome encontro com foco no fortalecimento a inovação e modernização tecnológica em Mato Grosso

A coordenação da FPTI está sob responsabilidade do deputado Chico Guarnieri (PRD).

Redação
Por: Redação Fonte: Redação com Assessoria
30/06/2025 às 09h28
Assembleia prome encontro com foco no fortalecimento a inovação e modernização tecnológica em Mato Grosso
Foto: Luciano Campbell/ALMT

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso deu início às atividades da Frente Parlamentar de Tecnologia e Inovação (FPTI), que realizou sua primeira reunião ordinária na quinta-feira próxima passada (26), na sala professora Sarita Baracat. O encontro teve como objetivo discutir experiências e práticas desenvolvidas na área de tecnologia e inovação, além de identificar eventuais lacunas legislativas e avaliar a necessidade de novas regulamentações ou adaptações que contribuam para o fortalecimento de estratégias voltadas à modernização e ao avanço tecnológico do Estado. A coordenação da FPTI está sob responsabilidade do deputado Chico Guarnieri (PRD).

 

Com foco na discussão de experiências, práticas e desafios ligados à área de tecnologia e inovação, a Frente Parlamentar de Tecnologia e Inovação (FPTI) realizou sua primeira reunião ordinária nesta quinta-feira (26), na sala professora Sarita Baracat, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Durante o encontro, também foram abordadas possíveis lacunas legislativas e a necessidade de novas regulamentações que contribuam para o fortalecimento de políticas públicas voltadas à modernização do Estado. A FPTI é coordenada pelo deputado Chico Guarnieri (PRD).

 

Instituída pelo Ato nº 22/2025, a Frente Parlamentar de Tecnologia e Inovação conta ainda com a participação dos deputados Beto Dois a Um (União), Diego Guimarães (Republicanos), Elizeu Nascimento (PL), Fábio Tardin (PSB) e Júlio José de Campos (União).

 

Segundo o coordenador da Frente, deputado Chico Guarnieri, o colegiado busca atuar em articulação com órgãos dos Poderes Executivo, além de entidades ligadas ao setor de tecnologia e inovação. “A proposta é promover um debate amplo e qualificado, com o objetivo de discutir, sugerir e definir leis, regulamentações e políticas capazes de impulsionar a transformação positiva da realidade socioeconômica”, afirmou.

 

A primeira reunião contou com a participação de representantes de instituições estratégicas ligadas à tecnologia e inovação. Estiveram presentes o investigador Fábio Arruda Góes Ferreira, coordenador de Tecnologia e Inovação da Polícia Judiciária Civil (PJC); o professor Rogério Alexandre Nunes, coordenador do Parque Tecnológico de Mato Grosso; Eduardo José Oenning, diretor político-pedagógico da Unemat de Barra do Bugres); e Daniel Roque Sagin, presidente da Comissão de Inteligência Artificial, Tecnologia e Direito Digital da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso (OAB-MT).

 

Chico Guarnieri, depois dos debates e encaminhamentos, fez um agradecimento aos presentes e fez questão de registrar a participação da professora Deborah Camacho, presidente da Comissão da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e coordenadora da turma de direito que integra a Frente Parlamentar, e do professor assistente Dimas Simões Franco Neto.

 

Aula de Introdução ao Processo Legislativo

Antes da reunião, a Frente Parlamentar de Tecnologia promoveu uma aula introdutória sobre o processo legislativo para um grupo de 16 estudantes do curso de Direito da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). A atividade foi realizada na Escola do Legislativo e ministrada pelo consultor legislativo Gabriel Lucas Scarcini Barros, que abordou temas como as funções do Poder Legislativo, o funcionamento das comissões permanentes e temporárias, os princípios e conceitos que regem o processo legislativo, além da composição das bancadas e blocos parlamentares.

 

Deborah Camacho, coordenadora do grupo de alunos da Unemat, destacou a iniciativa da Frente Parlamentar. “Pensar o processo legislativo motiva e muito os estudantes. Essa integração que a Assembleia faz mostra o aspecto participativo...os alunos já começam a pensar essa temática. Motiva o estudante a querer participar do processo legislativo como um todo”, observou a coordenadora.

 

O universitário Déric Diogo Guedes, que cursa o 9º ano de Direito na Unemat. “Estamos estudando com a Frente, acredito que a faculdade vai poder contribuir com um produto de qualidade para a Assembleia Legislativa. É uma oportunidade ímpar. É uma Frente Parlamentar de relevância, muito importante para o futuro da tecnologia e inovação em Mato Grosso”.

 

O deputado Chico Guarnieri (PRD) falou da expectativa com os trabalhos da Frente Parlamentar e argumentou que “esse foi o primeiro passo do nosso trabalho que, certamente, trará muitos frutos para a nossa sociedade”.

reprodução
Premiação Há 2 semanas

Vencedores do Prêmio Eficiência e Inovação em Práticas Públicas do Governo de MT serão conhecidos nesta segunda-feira (7)

Cada integrante ganhará também uma passagem aérea com direito a acompanhante no valor de até R$8.500, com destinos nacionais ou internacionais. 

Foto por: Luara Baggi-MCTI
MT inovador Há 2 semanas

“Parque Tecnológico é uma experiência eficaz de MT na transformação da inovação em desenvolvimento”, afirma ministra

O projeto está em fase final de conclusão. O investimento do Governo de Mato Grosso é de mais de R$ 18,2 milhões.

Crédito - Banco de Imagens Freepik
Educação Há 2 semanas

Unemat aprova projeto em chamada nacional de inovação e tecnologia

O subprojeto será executado no câmpus de Nova Xavantina, sob a coordenação do professor de Estatística, no curso de Ciências Biológicas da Unemat, e doutor em Genética e Biologia Molecular, Joaquim Manoel da Silva.

Segunda edição do Cidades Inovadoras foi lançado neste dia 01.07, em Cuiabá - Foto por: Luara Baggi-MCTI
Sustentabilidade Há 2 semanas

Seciteci abre inscrições para premiar cidades que investem em inovação e sustentabilidade

A premiação é uma iniciativa do Governo de Mato Grosso, por meio Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), e busca reconhecer municípios com soluções inovadoras e sustentáveis.

 Foto por: Maria Clara Rosse-Ascom Seciteci
Na frente Há 2 semanas

Mato Grosso se antecipa e constrói plano estratégico para inteligência artificial alinhado ao cenário nacional

O objetivo é assegurar que o estado não apenas acompanhe, mas se insira de forma estratégica e soberana na transformação tecnológica que já atinge áreas como educação, saúde entre outras.

Lenium - Criar site de notícias