Estudantes da Rede Estadual realizaram as inscrições até ontem (13) para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Até o momento, Mato Grosso registrou 90.022 inscritos para o Enem 2025.
Desses, 41.553 são isentos e 48.626 são pagantes, segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Puderam se inscrever de forma gratuita, alunos que estão concluiram o Ensino Médio na modalidade regular ou Educação de Jovens e Adultos. Os demais perfis devem pagar uma taxa de inscrição de R$ 85. As datas de aplicação das provas continuam as mesmas: 9 e 16 de novembro.
Com o Enem, os alunos poderão concorrer a vagas em universidades e institutos federais pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), além de utilizar a nota do exame para tentar bolsas de estudo de 50% e 100% por meio do Programa Universidade Para Todos (ProUni) ou ainda financiamento estudantil com o auxílio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
O Enem também pode ser feito por qualquer pessoa que esteja cursando o primeiro ou segundo ano do ensino médio, ou que já concluiu o segundo grau, de qualquer faixa etária. A taxa de inscrição deve ser paga até 18 de junho. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela Página do Participante, no site do Inep - clique aqui para acessar.
De acordo com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), mais de 37 mil estudantes da Rede Estadual estão aptos para se inscrever-se no Enem.
Cursinho do Governo de MT
Do total de alunos aptos para o exame, mais de 27 mil alunos estão se preparando para o Enem por meio do Pré-Enem Digit@l MT, programa de cursinho do Governo de Mato Grosso, para alunos da Rede Estadual.
Cada estudante inscrito recebeu material pedagógico específico contendo exercícios e simulados para utilizar durante os nove meses de curso, que vai de março a novembro.
As atividades do Pré-Enem Digit@l MT são desenvolvidas em 14 municípios polo: Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Confresa, Cuiabá, Diamantino, Juína, Matupá, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra e Várzea Grande.
As aulas ocorrem tanto presenciais como online, com suporte da plataforma da Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH), além de outras plataformas parceiras, com acompanhamento de professores da rede estadual selecionados para atuarem no projeto.
Neste ano, o Pré-Enem Digit@l MT trouxe iniciativas inéditas como pílulas de conhecimento (dicas ENEM), fato ou fake (a verdade pela Ciência), jogos, oficinas de redação e entre outras ações que serão realizadas paralelamente às aulas regulares, não interferindo na rotina da escola.