Quinta, 12 de Junho de 2025
15°C 31°C
Barra do Garças, MT
Publicidade

Consultas Públicas para conversão de 15 novas escolas estaduais para modelo cívico-militar ocorrerão em junho

As consultas ocorrerão nos dias 26 e 27 de junho, das 7h às 19h, nas escolas selecionadas e nas sedes das Diretorias Regionais de Educação (DREs).

Redação
Por: Redação Fonte: Redação com Assessoria
06/06/2025 às 06h20
Consultas Públicas para conversão de 15 novas escolas estaduais para modelo cívico-militar ocorrerão em junho
Gabriel Aguiar | Seduc-MT

A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) publicou, no Diário Oficial dessa quinta-feira (5.6), edital de chamamento de consulta pública para votação que pode converter mais 15 escolas estaduais para o modelo cívico-militar.

 

As consultas ocorrerão nos dias 26 e 27 de junho, das 7h às 19h, nas escolas selecionadas e nas sedes das Diretorias Regionais de Educação (DREs).

 

A votação é secreta e direcionada aos pais e responsáveis legais pelos estudantes matriculados em cada unidade, além dos alunos maiores de 16 anos matriculados.

 

Durante a votação, os participantes poderão manifestar a opinião sobre a proposta de conversão de cada unidade para o modelo de gestão cívico-militar, indicando a opção escolhida entre “Aprovo” e “Não Aprovo”, conforme orientações estabelecidas no edital.

 

O resultado de cada escola será apresentado depois do término da votação e divulgado por meio de um comunicado nas escolas, na Diretoria Regional de Educação, e nas redes sociais da Seduc.

 

De acordo com o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, o modelo cívico-militar mantém o currículo tradicional da rede com professores responsáveis pelo ensino, enquanto os militares da reserva contribuem para a organização e disciplina das unidades.

 

O secretário observa que o processo de contratação dos militares da reserva que vão atuar nas novas unidades já foi iniciado, com a publicação de editais nos 13 polos regionais de educação.

 

“Após a votação nos dias 26 e 27, a secretaria vai implantar o novo modelo nas unidades que optaram pela aprovação. Tudo de acordo com o processo regulamentado que define as etapas e as responsabilidades para a transição”, explica Alan.

 

Além disso, o secretario ressalta que uma comissão de apoio vai acompanhar o processo de transição, oferecendo orientações e suporte às escolas e comunidade escolar.

 

O processo também inclui formação e treinamento de diretores, coordenadores, professores, monitores e demais servidores para que estejam aptos a implementar o novo modelo de gestão.

 

Atualmente, Mato Grosso tem 87 escolas estaduais em modelo cívico-militar, segundo a Seduc. De acordo com o órgão, a meta é chegar a 100 unidades, ampliando a oferta de ensino para milhares de jovens mato-grossenses. O número total de escolas na rede é de 628 unidades.

 

Confira a lista de escolas selecionadas:

Cuiabá – EE Professora Zélia Costa de Almeida

Cuiabá –  EE Gustavo Kulman

Cuiabá –  EE Professora Maria Hermínia

Primavera do Leste –  EE Alda Gawlinski Scopel

Nova Mutum –  EE José Aparecido Ribeiro

Pedra Preta –  EE Dez de Dezembro

Alto Taquari –  EE Carlos Irigaray Filho

Rondonópolis –  EE Major Otávio Pitaluga

Rondonópolis –  EE Marechal Dutra

Rondonópolis –  EE Professora Elizabeth Magalhães

Sinop –  EE Nossa Senhora de Lourdes

Sinop –  EE Olímpio João Pissibati Guerra

Sinop –  EE Nossa Senhora da Glória

Lucas do Rio Verde –  EE Angelo Nadin

Peixoto de Azevedo –   EE Kreen Akarope

Lenium - Criar site de notícias