Quinta, 12 de Junho de 2025
15°C 31°C
Barra do Garças, MT
Publicidade

Líder de esquema que extorquia comerciantes em Juará é alvo da polícia em MT; 13 presos

Entre os presos está, o líder do grupo criminoso da região do Vale São Lourenço, que engloba os municípios de Jaciara, Juscimeira, Dom Aquino, São Pedro e Poxoréu.

Redação
Por: Redação Fonte: por José Carlos Araújo
06/06/2025 às 06h00
Líder de esquema que extorquia comerciantes em Juará é alvo da polícia em MT; 13 presos

Treze integrantes de facção criminosa envolvidos em crimes de tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e extorsões praticadas contra comerciantes de Jaciara, foram presos, na Operação Pedágio Zero, deflagrada pela Polícia Civil, no município. Entre os presos está, o líder do grupo criminoso da região do Vale São Lourenço, que engloba os municípios de Jaciara, Juscimeira, Dom Aquino, São Pedro e Poxoréu.

 

A operação, deflagrada com base em investigações da Delegacia de Jaciara, deu cumprimento a 42 ordens judiciais, sendo 31 mandados de busca e apreensão e 11 de prisão preventiva, expedidos pela Terceira Vara do município.

 

A investigação tinha como foco apurar o crime de extorsão praticado pela facção criminosa contra comerciantes, que estariam sendo obrigados a pagar ao grupo criminoso taxa denominada de "Pedágio" ou "Taxa de Tranquilidade", sob o pretexto de ter garantida a segurança do seu estabelecimento.  O trabalho de investigação foi complexo, uma vez que os comerciantes evitavam denunciar os criminosos temendo represálias aos seus estabelecimentos e as suas próprias vidas. 

 

Com o avanço das investigações, foi possível identificar o líder do grupo criminoso e outros integrantes, sendo representado pelos mandados de prisão e busca e apreensão. As buscas resultaram na apreensão de veículos, avaliados em mais de R$ 300 mil, dentre eles quatro motocicletas e uma BMW i320, possivelmente relacionados à lavagem de dinheiro do tráfico, além de porções de entorpecentes, aparelhos celulares, dispositivos eletrônicos e munições.

 

Todos os alvos da operação, presos por força de mandado judicial, tiveram as prisões mantidas após passarem por audiência de custódia. Todos os presos em situação de flagrante, tiveram a prisão convertida em preventiva.

 

O delegado responsável pelas investigações, José Ramon Leite, destacou que por meio de um minucioso trabalho realizado pela equipe de investigação foi possível identificar a maioria dos envolvidos, incluindo o líder do grupo criminoso na região, que teve o mandado de prisão cumprido.

 

“Conseguimos com a operação, a desarticulação do grupo criminoso, por meio da prisão do líder da facção na região, principal objetivo do trabalho investigativo”, disse o delegado.

 

Foto

Lenium - Criar site de notícias