A Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf) e a Empresa Mato-grossense de Pesquisa e Extensão Rural (Empaer) iniciaram a Semana Internacional do Meio Ambiente com ações voltadas ao cuidado com a natureza e apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade.
A programação começou com visitas à Pastoral do Migrante e à Fundação Abrigo do Bom Jesus, onde foram plantadas mudas de frutas como maracujá e banana. Também foram entregues alimentos produzidos por agricultores familiares da cooperativa COOPEVEG.
Outra atividade realizada no estacionamento da Seaf/Empaer, onde acontece a feira da Agricultura Familiar durante a semana, é a campanha de distribuição de mudas para a população que adquirir alimentos dos feirantes. As atividades iniciaram na última segunda-feira (2).
Na Pastoral do Migrante, que atende cerca de 100 pessoas por mês, a maioria da Venezuela, são oferecidos cursos, três refeições diárias, ajuda com documentos e apoio para os migrantes entrarem no mercado de trabalho.
A secretária da Seaf destacou o valor simbólico da ação.
“Olhando para cada um de vocês que vieram de outros países, vi que essa ação de plantio de mudas traz um simbolismo muito grande para cada um de vocês, pois simboliza a responsabilidade com o meio ambiente e mais que florescer, simboliza a vontade do Estado de trazer para vocês um ambiente bonito, de apoio e conexões. A gente espera que vocês tenham um futuro muito melhor nessa cidade”, disse Andreia.
O presidente da Empaer, Suelme Fernandes, também falou com os migrantes. “Vocês que estão chegando em nossa cidade lembrem-se disso quando virem uma árvore ou uma planta, vocês também podem ajudar a construir um lugar melhor para todos. Quanto mais árvores, menor o calor. Deus deixou essa tecnologia pra nós”, salientou.