O filhote de onça-pintada conhecido como Golias, e que era criado como pet de estimação, foi transferido para o Instituto de Preservação e Defesa de Felídeos da Fauna Silvestre do Brasil em Processo de Extinção (NEX), localizado em Corumbá de Goiás, no Entorno do Distrito Federal.
O Instituto NEX foi escolhido como o novo lar de Golias devido à sua experiência de mais de 24 anos em cuidar de grandes felinos. Atualmente, a ONG atende cerca de 20 onças.
Golias, que tem 10 meses de idade, foi resgatado pela Defesa Civil do Amazonas em fevereiro desde ano, após ser mantido como pet por uma família em Santo Antônio de Içá, no interior do Amazonas. Após avaliação veterinária, foi constatado que o animal estava saudável e apresentava comportamento dócil.
No entanto, devido à falta de estrutura para abrigar a onça na cidade, Golias foi transferido para um abrigo provisório na sede da Defesa Civil de Santo Antônio de Içá, antes de ser transferido para Manaus e, finalmente, para o Instituto NEX em Goiás.
O chefe do Cetas, Julio Montanha, destacou que o processo de reabilitação de Golias será longo e complexo. A equipe tem um prazo de dois anos para avaliar se a soltura de Golias na natureza será viável.
*com Mais Goiás