O ministro das Cidades Jader Filho, garantiu a finalização dos Residenciais Carvalhos I, II e III até o mês de dezembro deste ano. A confirmação veio por meio de uma importante reunião com o prefeito de Barra do Garças, Adilson Gonçalves, na terça-feira (11). Além do conjunto habitacional, o ministro também assegurou o início das obras do sistema de drenagem do bairro Cristino Cortes.
A reunião ocorreu em Brasília (DF) e contou com a participação da deputada estadual Janaína Riva, do deputado federal Juarez Costa (MDB) e de prefeitos da região do Araguaia.
O Residencial Carvalho é o maior conjunto habitacional em obras no estado de Mato Grosso, atualmente. São mais de 1.400 casas populares e um investimento de mais de R$ 120 milhões. As obras estão em fase de finalização e, como garantiu o ministro, a previsão é que o residencial seja concluído em dezembro.
Já a obra do sistema de drenagem do bairro Cristino Cortes ainda não tem previsão para início. O projeto está em análise na Caixa Econômica Federal e, assim que aprovado, seguirá para licitação. O objetivo é que o sistema de drenagem minimize o impacto das chuvas na região, evitando alagamentos e os danos ao patrimônio e à saúde dos moradores.
O prefeito Dr. Adilson também apresentou um projeto ao ministro, referente às áreas de encostas de serras na cidade, onde há residências em situação de risco.
A reunião foi um dos compromissos do prefeito durante a estadia em Brasília, para participar do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, uma iniciativa da Presidência da República, com a coordenação da Secretaria de Relações Institucionais (SRI/PR), e com o apoio da Associação Brasileira de Municípios (ABM), da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).