A Prefeitura de Barra do Garças está concluindo a instalação de semáforos em 34 cruzamentos na região central do município que vão melhorar a trafegabilidade e diminuir os riscos de acidentes de trânsito.
Segundo o engenheiro de tráfego Rodrigo Flores, do Consórcio Barra Luz, todas as intervenções semafóricas se baseiam em estudos dos fluxos de cada via, com o objetivo de garantir mais segurança aos condutores e, principalmente, aos pedestres.
A instalação dos dispositivos nas regiões de maior necessidade foi realizada a partir de um estudo do tráfego do município. Parte dos equipamentos vão substituir os semáforos antigos, de tecnologia ultrapassada e que careciam de constantes manutenções.
Com o funcionamento da maioria dos novos semáforos, surgiram dúvidas sobre o porquê da necessidade de intervenções semafóricas em cruzamentos que antes não eram contemplados com o dispositivo.
De acordo com o engenheiro de tráfego Rodrigo Flores, do Consórcio Barra Luz, responsável pela instalação dos novos semáforos, Barra do Garças possui uma taxa de motorização acima da média, em comparação às demais cidades brasileiras do mesmo porte.
“Tem muito mais carros por habitante do que em outras cidades do mesmo porte e, consequentemente, mais conflito entre eles, quando chegam em determinados pontos cruciais da malha viária”, explica.
O engenheiro afirmou que houve estudos de tráfego em todos os cruzamentos que receberam as intervenções. O tempo de abertura e fechamento de cada dispositivo também se baseia no estudo do volume de fluxo de cada um desses pontos.