Jhonyson Kennedy Souza Santana, de 27 anos, foi morto ontem à noite em um confronto com a Polícia Militar em Cuiabá e tinha uma longa ficha criminal, endo que naquele mesmo dia, havia tentado roubar um carro e atirou contra um idoso de 80 anos.
Aapós receber informações de que Jhonyson estava escondido em um “grilo” próximo ao Contorno Leste, em Cuiabá, uma equipe planejou uma operação para capturá-lo. Ele foi identificado como um indivíduo de alta periculosidade, com um extenso histórico criminal que inclui roubos, homicídio e resistência às autoridade.
A polícia constatou que ele foi o autor de uma tentativa de roubo contra um idoso de 80 anos, horas antes, tendo inclusive baleado a vítima no tórax antes de fugir na moto de outra pessoa que passava pelo local.
Ao chegar ao local indicado pela inteligência da PM, os militares procederam com uma abordagem cautelosa, considerando a alta periculosidade de Jhonyson. O suspeito reagiu à tentativa de captura e atirou contra os policiais. Os militares ordenaram que largasse a arma de fogo, mas o homem não obedeceu. Em resposta, então, a PM atirou contra o suspeito.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado para socorrer Jhonyson, mas quando chegaram ao local os socorristas apenas constataram o óbito dele. A PM também chamou a Delegacia Especializada em Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e o Instituto Médico Legal (IML).
Com o suspeito os policiais encontraram um cachimbo artesanal e uma pistola calibre 9mm, que tinha 4 munições no carregador e uma munição na câmara.
Atirou em idoso
Pela manhã, uma equipe da PM foi acionada para atender uma ocorrência no bairro Jardim Brasil, em Cuiabá, onde uma pessoa havia sido ferida com disparo de arma de fogo.
Já no local os policiais verificaram que a vítima, um idoso de 80 anos, havia sido atingida no lado esquerdo do tórax. O homem relatou que havia acabado de sair da casa de sua filha e dirigia um Toyota Corolla branco, quando avistou um Toyota Yaris preto seguindo em alta velocidade.
Disse que o motorista fechou sua passagem, colidindo com o Corolla dele e também com um Fiat Palio vermelho que estava estacionado. Após a colisão o homem desceu do Yaris, apontou uma arma de fogo em direção à vítima e ordenou que descesse do carro, em uma tentativa de roubo.
O suspeito então deu dois disparos contra o idoso, sendo que um atingiu o vidro do carro e o outro a porta do motorista, que acabou ferindo a vítima no tórax. Relatou ainda que, em seguida, sua filha chegou ao local e, aos gritos, implorou para que o homem não o matasse.
Diante disso o suspeito desistiu de roubar o carro do idoso e abordou um homem que passava em uma Honda Biz. Ele anunciou o assalto, subiu na motocicleta e fugiu do local. A moto foi encontrada abandonada a 3 quarteirões dali.