Quarta, 09 de Julho de 2025
15°C 33°C
Barra do Garças, MT
Publicidade

CCJ do Senado aprova limite de ruído para fogos de artifício

Proposta segue para apreciação da Câmara dos Deputados

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Brasil
30/10/2024 às 03h20
CCJ do Senado aprova limite de ruído para fogos de artifício
© Marcello Casal jr/Agência Brasil

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (30) o Projeto de Lei 5/2022 , que proíbe a fabricação, o armazenamento, a comercialização e o uso de fogos de artifício que produzam barulho acima de 70 decibéis. A matéria foi aprovada em caráter terminativo e seguirá diretamente para votação na Câmara dos Deputados.

O parecer do relator, senador Castellar Neto (PP-MG), propôs mudanças em relação ao texto original, do senador Randolfe Rodrigues (PT-AP). A primeira versão proibia fogos de artifício que produzissem estampidos de qualquer nível sonoro.

No entanto, Castellar argumentou que qualquer artefato pirotécnico acabaria produzindo ruído e, assim, optou pela imposição de um limite de 70 decibéis, que representa o nível de decibéis suportado por pessoas com hipersensibilidade sensorial.

“Não é possível simplesmente proibir fogos de artifício ou outro qualquer artefato pirotécnico que provoque ‘estampidos’, pois qualquer produto dessa natureza provoca, ainda que mínimo, algum ruído”, argumentou o relator em seu parecer.

Na justificativa do projeto de lei, o senador Randolfe Rodrigues argumenta que os fogos de artifício barulhentos prejudicam a saúde de crianças, idosos e pessoas com deficiência. “Destaca-se, ainda, o impacto negativo junto às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que possuem uma hipersensibilidade sensorial ao barulho provocado por esses artefatos”, complementa.

De acordo com o projeto, quem utilizar os artefatos proibidos será multado em valor entre R$ 2,5 mil e R$ 50 mil. Para empresas que fabricarem ou comercializarem os fogos de estampido, a multa vai de 5% até 20% do faturamento bruto, além de apreensão do material. Ficam excluídos da regra os fogos destinados à exportação.

* Com informações da Agência Senado

Foto: Luciano Campbell/ALMT
Regularização Há 2 horas

AL-MT debate regularização de repasses a entidades filantrópicas e garante apoio às APAEs e Pestalozzis

A audiência foi realizada no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour e contou com a presença do secretário de Estado de Educação, Alan Porto, e de representantes de diversos municípios, como Canarana, Cotriguaçu, Juina, Água Boa, Comodoro e Nova Xavantina. 

reprodução
Torixoréu MT Há 21 horas

Torixoréu inicia 7º mutirão de cirurgias oftalmológicas com pacientes de mais de 12 municípios

A iniciativa, fruto da parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado de Mato Grosso, vai beneficiar mais de 200 pacientes, incluindo outros 12 municípios da região, com procedimentos gratuitos de catarata.

Mayke Toscano / Secom-MT
Alto custo Há 1 dia

Governador: “Com o dinheiro da entrada, estamos ajudando a realizar o sonho mais importante dessas famílias”

As entregas ocorreram em três empreendimentos: Maranhão 2, América Residence e Residencial Viena, todos localizados no bairro Novo Mundo.

Foto: Toko PH/Assessoria de Gabinete
Comemoração Há 5 dias

Os 190 anos da ALMT e o compromisso com o futuro!

Os 190 anos que celebramos hoje devem servir como farol para o presente, como oportunidade de crescimento, e que nos leve ao futuro com mais prosperidade e progresso para todos.

Angelo Varela
Combate a hanseníase Há 5 dias

ALMT debate ações para fortalecer o combate à hanseníase em Mato Grosso

A caderneta da hanseníase já é uma ferramenta utilizada em outros municípios brasileiros, instituída para melhorar o acompanhamento dos pacientes.

Lenium - Criar site de notícias