Quinta, 19 de Junho de 2025
18°C 34°C
Barra do Garças, MT
Publicidade

Chatbots podem melhorar eficiência em operações de marketing

Pesquisa aponta que 42% dos brasileiros acreditam que o atendimento ao cliente tende a melhorar com o uso da IA. Proprietário da Proads destaca asp...

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Dino
01/10/2024 às 14h40
Chatbots podem melhorar eficiência em operações de marketing
Image by rawpixel.com on Freepik

Um levantamento realizado pela Hibou sobre o impacto do uso de IA no relacionamento entre consumidores e empresas do país, apontou que 97% dos brasileiros já ouviram falar sobre Inteligência Artificial. Inclusive, 92% dos entrevistados responderam perceber facilmente quando estão conversando com uma IA.

Com a adoção de novas tecnologias pelas empresas, os chatbots têm se tornado uma solução eficiente para melhorar as operações de marketing. A ferramenta vem sendo usada não apenas para automatizar interações, mas também em estratégias de funil de vendas, otimizando a jornada do cliente desde o primeiro contato até a conversão, como explica Victor Hugo Piovan, gerente de marketing e gestor de tráfego pago da Proads - Performance Digital.

“Com o avanço das tecnologias, essas soluções estão cada vez mais sofisticadas, oferecendo capacidades avançadas de personalização e análise de dados. Isso permite que as empresas desenvolvam estratégias mais eficazes de marketing e vendas, adaptadas às necessidades e comportamentos dos clientes”, avalia o empresário.

Ainda de acordo com o balanço, 42% dos respondentes acreditam que o atendimento ao cliente tende a melhorar com o uso de IA. “Os chatbots desempenham um papel crucial na geração de leads, especialmente em grandes empresas que buscam otimizar seus processos de marketing e vendas. Eles podem capturar e qualificar leads automaticamente, interagir com os usuários para entender suas necessidades e direcioná-los para a equipe de vendas apropriada”, explica Piovan.

O gestor ressalta ainda que a integração dessas ferramentas com plataformas de automação permite a criação de fluxos de trabalho mais eficientes, que conectam chatbots a campanhas de marketing e proporcionam uma abordagem coesa e escalável para maximizar a conversão em agências de marketing. “É possível criar chatbots que atuam em diversas etapas do funil de vendas, oferecendo conteúdos relevantes, realizando segmentação e conduzindo interações personalizadas”, complementa.

No entanto, o levantamento aponta que uma boa parcela da população ainda mostra resistência com o uso dessa tecnologia, uma vez que 39% dos consumidores preferem o atendimento humano e apenas 2% dizem gostar do apoio automatizado, por achar mais prático e rápido. Somente 31% dos entrevistados disseram não se importar em falar com uma máquina, contanto que ela resolva o seu problema.

“A personalização das interações e a capacidade de analisar dados para ajustes contínuos são fundamentais para melhorar a taxa de satisfação e conversão. Além disso, utilizar um gestor de tráfego para direcionar o público certo para as interações com chatbots e implementar estratégias de remarketing pode maximizar os resultados”, afirma Piovan.

Para o empresário, soluções como esta não apenas podem aumentar a eficiência, mas também proporcionar uma experiência mais personalizada e envolvente para os clientes, resultando em melhores taxas de conversão e satisfação. “Monitorar o desempenho e ajustar as estratégias com base em dados e feedback é essencial para otimizar a eficácia dos chatbots em assessorias de marketing”.

Para saber mais, basta acessar: https://proads.com.br/

Assessoria
Projeto audacioso Há 2 dias

Governo deve fechar parceria com WeGO para projeto piloto de Smart City em 10 cidades do Estado

Essa instituição tem parcerias em todo o mundo com governos e prefeituras no desenvolvimento de soluções tecnológicas que melhoram a vida de quem está na cidade, no campo e também de quem as visita.

Assessoria
Força Total Há 3 dias

Pulses ganham força como terceira safra e prometem rentabilidade maior que milho e soja em MT

Segundo dados apresentados pelo IBGE na Reunião de Estatísticas Agropecuárias (Reagro), a tendência de cultivo como segunda ou terceira safra vem crescendo graças à alta rentabilidade.

Crédito - Laice Souza/Secom-MT
Digitalização Há 5 dias

Governo de MT busca investimentos com agência internacional do Japão e conhece GovTech Tokyo para melhorar serviços digitais

A primeira reunião do dia foi com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), que já possui projetos de investimentos com Mato Grosso e o Brasil.

Empaer - MT
Dia de Campo Há 6 dias

Governo de MT sedia Dia de Campo com foco na agricultura familiar em Tangará da Serra

O evento reflete o compromisso do estado com o desenvolvimento sustentável, valorização do agricultor familiar e a disseminação de tecnologias adaptadas à realidade regional.

Assessoria
Produtividade Há 6 dias

Polinização por abelhas eleva produtividade do café em área experimental da Empaer

O projeto, desenvolvido pela Empaer em parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), aposta no uso estratégico de abelhas nativas e exóticas.

Lenium - Criar site de notícias