Todo o site da Prefeitura de Sinop oferece ferramentas para facilitar o acesso das pessoas com deficiência. Segundo dados levantados em 2019, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pelo menos 45 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência, quase 25% da população do país.
Dessa forma, para atender a todos os públicos e oferecer acessibilidade, o município buscou ferramentas, junto à empresa prestadora do serviço, para que pudesse atender todas as necessidades de quem possui alguma limitação, assim como estar em conformidade com todas as legislações vigentes sobre a temática.
A acessibilidade na web é uma exigência desde 2004, quando foi publicado o Decreto nº 5.296, que tornou obrigatório para todos os portais e sites dos órgãos da administração pública, que atende aos padrões de acessibilidade digital.
Além disso, outras legislações vigentes também reforçam a obrigatoriedade de atendimento a todos os públicos e o acesso à informação. Entre as normativas estão a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146) e a Lei de Acesso à Informação.
Segundo a secretária de Assistência Social de Sinop e também presidente da Associação para o Desenvolvimento Social dos Municípios de Mato Grosso (APDM-MT), Scheila Pedroso, "essa iniciativa é muito importante para atender todos que possuem alguma limitação. Constantemente estamos ouvindo os anseios de entidades e associações, que representam Pessoas com Deficiência e iremos sempre buscar oferecer ferramentas que possibilitem essa inclusão".
A Assistência Social de Sinop possui um Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência - CMDPD, que busca manter contato constante com associações representativas. Entre elas, estão associações de deficietes visuais, auditivos, de limitações intelectuais, entre outras.